Resolução 778/19 do Contran
Veja quais são as alterações que a nova resolução trouxe

Foi publicada na última segunda, 17 de junho de 2019, no diário oficial a Resolução 778 do CONTRAN. Ela traz alterações no processo de habilitação, cuja algumas incidem diretamente naqueles que querem obter a sua habilitação. Uma dessas alterações é sobre as aulas noturnas, que agora e exigida apenas uma aula no período da noite, antes eram quatro aulas das quais três poderiam ser realizadas no ambiente do simulador.

Outra alteração, é a mudança na carga horária para a obtenção da ACC. A ACC é a autorização para conduzir ciclo motor, veículo de duas rodas de até 50 cilindradas. Nesse caso, a carga horária passou a ser então de 5 horas/aula, sendo que uma aula prática tem que ser, obrigatoriamente, também no período noturno.

Uma novidade na ACC, é que o candidato, antes de realizar as aulas, se ele se sentir preparado e apto para fazer para as avaliações, teórica e prática, ele pode se apresentar para isso sem frequentar as aulas, porém se for reprovado, ele deve voltar ao Centro de Formação de Condutores (CFC) e fazer as aulas e, depois, novamente fazer os exames.

Uma outra alteração em relação a carga horária são relacionadas à obtenção e adição das categorias A e B. Para a obtenção da categoria A serão necessárias 20 horas/aula, sendo que uma delas também no período noturno. Ou seja, é exigido 1 aula noturna para a obtenção das categoria A e B, porém, se for para fazer adição dessas categorias, a carga horária é de 15 horas/aula, incluindo 1 aula noturna.

Uma outra novidade para a obtenção da categoria B, é que o candidato pode substituir das 20 horas/aula, 5 aulas para o simulador. Agora é o candidato á Primeira Habilitação que vai decidir se ele quer fazer as 20 aulas práticas, ou se dessas vinte aulas práticas ele quer substituir 5 delas para fazer no simulador.

E por falar em simulador, essa é uma outra alteração que também está dentro da Resolução nº 778. Ela torna facultativo do uso do simulador. Até então o uso dele era obrigatório para o candidato que fosse se habilitar, agora ela passa a ser uma opção do aluno da autoescola.

Veja nosso vídeo falando um pouco mais sobre o assunto: Clique aqui!


18/06/2019     Notícia

  SUGESTÃO DE LEITURA