Manutenção preventiva
Saiba como estender a vida útil dos pneus

Escolher um pneu de alto desempenho, resistente, adequado ao seu veículo e ao terreno enfrentado é muito importante.

Além disso, é necessário também mantê-los da maneira correta para garantir segurança, economia de combustível e durabilidade. Determinados maus hábitos dos motoristas ao volante associados à falta de manutenção podem reduzir a vida útil dos pneus pela metade.

Confira, a seguir, alguns cuidados úteis para melhorar a conservação de seus pneus:

  • Realize a calibragem semanalmente com os pneus frios e seguindo as indicações do manual do veículo. A falta ou excesso de pressão pode deformar os pneus e desgastá-los de forma irregular.

  • Não deixe de fazer o rodízio. A troca periódica de posição dos pneus nos eixos serve para que o desgaste ocorra de forma uniforme, permitindo um bom comportamento do veículo. Revezá-los evita trepidações e posterior perda do jogo de pneus.

  • Faça um alinhamento uma vez ao ano e toda a vez que ocorrer uma troca ou rodízio dos pneus. Esse processo de regulagem dos ângulos da direção e suspensão do veículo mantém as rodas perpendiculares ao solo e paralelas entre si. E além de tornar os pneus mais duráveis, melhora a dirigibilidade do automóvel.

  • Leve sempre seu veículo a um profissional com equipamento adequado para realizar alinhamento. Isso porque, geralmente, com o alinhamento, é feito o balanceamento, que permite que a roda gire sem provocar vibrações no veículo em determinadas velocidades.

  • Não exceda o limite de peso permitido para o veículo, pois pode comprometer a estrutura dos pneus, aumentando o risco de estouro. A sobrecarga de peso somada à alta velocidade diminui muito a vida útil dos pneus.

  • Dirija de forma tranquila, sem exceder a velocidade máxima, evitando freadas bruscas, buracos, guias altas e qualquer terreno irregular, para diminuir os riscos de deformações e corte. Não faça curvas em alta velocidade, pois força o arrasto dos pneus e origina um maior desgaste.

  • Tenha cuidado com o meio-fio. O atrito constante entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a estrutura mais delgada) e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área.

  • Procure analisar se as bandas estão sendo gastas de forma regular, se há alguma avaria e se a pressão está no nível correto. Uma simples inspeção diária é muito importante.

Lembre-se de que a troca dos pneus deve sempre ser feita antes que eles fiquem completamente lisos. Além de ser uma infração de trânsito, o pneu careca aumenta o risco de acidentes. Fique atento!


06/02/2018     Notícia
  SUGESTÃO DE LEITURA

...


31/12/1969        Leia mais...